Os números não mentem: eles mostram que ainda em 2024 empreendedorismo digital está transformando a maneira como fazemos negócios, promovendo uma mudança significativa no formato das vendas e compras e, consequentemente, da direção em que o dinheiro vai.
Mas o que exatamente significa ser um empreendedor digital? Vamos dividir esse tema em alguns tópicos menores para não apenas responder a essa pergunta, mas sim abordar algumas opções para quem quer atuar no digital e quais caminhos seguir nessas opções.
O Que Veremos
Definindo Empreendedorismo Digital
O empreendedorismo digital se refere à criação e gestão de negócios utilizando tecnologias digitais e a internet. Isso pode envolver uma variedade de modelos de negócios, desde a venda de produtos online até a oferta de serviços digitais.
Em essência, é sobre como a internet e a tecnologia podem ser usadas para desenvolver e escalar negócios de forma eficiente. Mas isso não significa que o empreendedorismo digital acontece integralmente online.
Uma confusão muito comum é pensar que o empreendedorismo digital é empreender, só que na internet, ou seja, igual ao tradicional, mas conectado à rede. Se pensarmos na parte do empreendedorismo, está certo, é um esforço para empreender. Mas quando pensamos na estrutura toda, na verdade, estamos falando de empreendedorismo.
Pensar que o empreendedorismo digital e o tradicional são coisas diferentes é um equívoco. Sim, as características e os canais podem ser diferentes, mas na essência se trata de empreendedorismo da mesma forma. Aliás, essa definição não interfere em nada no desenvolvimento do seu negócio, mas faz bem saber, porque informação é tudo.
Vamos aos exemplos do que são as possibilidades mais comuns no empreendedorismo digital.
Exemplos de Empreendedorismo Digital
E-commerce
- Lojas virtuais: Plataformas como Mercado Livre, Magalu, Amazon e Shopify permitem que você crie a sua loja utilizando suas estruturas e venda produtos físicos e digitais para um público global.
Aqui temos uma das interessantes intersecções entre o empreendedorismo tradicional e o chamado empreendedorismo digital, afinal, o seu ponto de venda pode ser online, mas se você trabalha com produtos físicos, você tem compras, logística, estoque e entregas, ou seja, tão tradicional como é possível, mas com vendas online.
Você conhece algum negócio, empresa grande mesmo, que é tradicional mas tem seu site e faz vendas online dos seus produtos físicos? Acreditamos que conhece…
Infoprodutos
- Cursos online: Sites como Hotmart, Kiwify, Udemy e Coursera possibilitam a criação, arquivamento, divulgação e venda de cursos online em inúmeras áreas.
- Ebooks e tutoriais: Produção e venda de conteúdos educativos digitais nos formatos de arquivos de eBooks e outros formatos de texto (pdf., epub etc.).
Aqui temos um dos modelos mais comuns e mais essencialmente digitais nessa área. Quando pensamos em modelos totalmente digitais, os infoprodutos são a representação desse modelo de negócio.
Diferentemente das lojas virtuais, os infoprodutos não tem nada físico, são totalmente virtuais, então sua produção, entrega e consumo acontecem totalmente na web. Esse modelo tem como atividades mais comuns as vendas de cursos e eBooks, mas também contempla a venda de palestras, treinamentos, workshops, webinários, lives, serviços e consultorias.
- Marketing de Afiliados:
- Promoção de produtos de terceiros: Empreendedores digitais ganham comissões promovendo produtos de outras empresas e marcas disponibilizados dentro das mesmas plataformas que permitem a venda dos outros produtos, como Amazon, Hotmart, Magalu, Kiwify, Eduzz, Monetizze etc.
- Ganho de comissões por vendas geradas.
Modalidade bastante comum no empreendedorismo digital com algumas vantagens frente às demais modalidades. Aqui, podemos visualizar essa atividade como promoção e vendas dos produtos de terceiros, sem a necessidade de construir grande estrutura própria e nem desenvolver nossos próprios produtos ou infoprodutos.
Esse mercado é aberto para a divulgação e venda tanto de produtos quanto de infoprodutos. Como você viu nos exemplos, a Hotmart é focada exclusivamente em infoprodutos, porém na Amazon você também pode se afiliar e vender praticamente qualquer produto disponível na estrutura imensamente gigante deles mesmos, sem precisar ter sequer uma unidade em estoque, nem mesmo ter um estoque você precisa.
Não precisar de investimentos iniciais substanciais e nem desenvolver seus produtos ou infoprodutos acaba sendo uma grande vantagem para começar no empreendedorismo digital sem gastar muitos recursos financeiros e mesmo com pouca experiência, porque você pode se dedicar a aprender os aspectos de marketing e vendas do digital, ao invés de precisar aprender e desenvolver tudo.
Isso torna essa opção uma das mais tentadas pelas pessoas que começam a empreender no digital, até pela grandíssima variedade de opções de produtos, serviços e infoprodutos disponíveis para afiliação, mas principalmente por permitir que você foque nas vendas e não no produto em si – o que diminui significativamente a dificuldade de sair do zero.
Freelancing e Consultoria Online
- Serviços oferecidos através de plataformas digitais: Sites como Upwork e Fiverr conectam freelancers a clientes em busca de serviços especializados.
- Consultoria em áreas como marketing digital, desenvolvimento web, programação, assessorias em geral etc.
Essa modalidade também é muito interessante quando pensamos em começar no empreendedorismo digital, porque ela permite que você transforme uma habilidade ou conhecimento que você tenha em um serviço a ser comercializado diretamente no digital.
As plataformas são o ambiente perfeito para que as negociações aconteçam porque reúnem as pessoas que oferecem os serviços e as que têm algum interesse em potencial pelos serviços no mesmo ambiente.
Porém, isso não exclui a necessidade de presença online, posicionamento da sua marca e do seu marketing em si.
Blogs e Conteúdo
- Criação de blogs, canais no YouTube e podcasts: Criação de blogs, canais no YouTube e podcasts, podem ser formas de gerar receitas através de anúncios, patrocínios e parcerias.
Esse formato do empreendedorismo digital também é essencialmente online para a divulgação dos conteúdos e a busca pela monetização dos canais que você utilizar como base para atrair audiência e poder divulgar os anúncios.
Nesse modelo, não acontece a venda para o público de produtos ou serviços. A realidade é que você precisa atrair muita audiência e muito tráfego para o canal que você produzir conteúdo para que os anunciantes paguem pelas visualizações, ou seja, paguem para divulgar os anúncios deles na sua estrutura.
Basicamente, você produz muito conteúdo de valor e atrai muitas pessoas para o seu canal e ele funciona similarmente a uma vitrine para os anunciantes.
Vantagens do Empreendedorismo Digital
O empreendedorismo digital tem atraído muitas pessoas nos últimos anos, mas não apenas pelas possibilidades de ganhos financeiros que esse mercado demonstra anualmente. É claro que isso é um dos motivadores, mas existem outras vantagens que também são muito interessantes – para muitas pessoas, já que isso é uma análise pessoal.
Vejamos algumas:
- Flexibilidade de horários e local de trabalho: Diferentemente do empreendedorismo tradicional, o digital não tem a necessidade do cumprimento de horários para abrir e fechar as portas do negócio, por exemplo, nem a necessidade de estar presente naquele endereço diariamente, já que as únicas necessidades reais são de acesso a internet e do dispositivo que te permita trabalhar online (isso para os negócios que sejam 100% digitais, se você precisar movimentar estoque você precisará estar presente fisicamente em algum momento para os recebimentos e entregas)
- Fora isso, a verdade é que é possível trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora.
- Baixo investimento inicial comparado a negócios tradicionais: Seguindo a mesma lógica do exemplo anterior, para montar seu negócio online, ainda que você possa ter custos com algumas ferramentas e com a estrutura do seu site (possivelmente com o desenvolvimento dele também), os custos são quase nulos, já que os principais canais de divulgação do digital são as redes sociais, que não tem custos de acesso, diferentemente de toda a estrutura para montar e operar um negócio físico.
- Alcance global e acesso a um mercado amplo: Se você trabalha na internet e com a internet, você pode divulgar e vender seus produtos ou serviços para praticamente qualquer lugar do mundo que tenha acesso à internet e que seus produtos ou serviços tenham público interessado em adquirir..
Desafios do Empreendedorismo Digital
Mas é claro que não tem como existirem apenas vantagens, senão seria tudo maravilhoso, mas como em qualquer empreendimento também existem os desafios, obstáculos e dificuldades.
E aqui não temos a intenção de te convencer a entrar no mercado omitindo os desafios e dificuldades e mostrando apenas as grandes vantagens. Então, vejamos alguns dos desafios mais comuns:
- Alta concorrência no mercado digital. Da mesma forma que você pode ter todas as vantagens acima, elas também serão vantajosas para outras pessoas.
- Ou seja, não ter custos iniciais significativos, poder trabalhar a qualquer momento e de qualquer lugar, podendo vender para pessoas em praticamente qualquer lugar do mundo faz com que seja muito interessante e sua concorrência também possa estar em qualquer lugar do mundo e durante as 24 horas do dia.
- Necessidade de constante atualização tecnológica e de marketing: A velocidade com que as mudanças acontecem no empreendedorismo tradicional não é tão marcante quanto as que acontecem no digital, porque praticamente toda semana surgem novas ferramentas e novas oportunidades para quem está nesse mundo.
- Isso faz com que haja grande necessidade de se atualizar com as tecnologias e tendências de marketing, principalmente, porque a concorrência busca essas atualizações, então não dá para focar apenas nos produtos ou serviços.
- Gestão de tempo e produtividade: Equilibrar múltiplas tarefas e responsabilidades não é uma tarefa fácil em nenhum tipo de empreendimento, mas pode ser pior ainda se você se deixar levar pela disponibilidade de horário e local que o digital permite.
- Pense que, diferentemente do tradicional – que te obriga a estar presente e trabalhando durante determinadas horas do dia e durante determinados dias, o empreendedorismo digital não exige isso, então ao mesmo tempo que você pode se perder e esquecer que tem vida, você também pode se esquecer que ainda é um trabalho e exige esforços, comprometimento e dedicação.
Como Começar no Empreendedorismo Digital
Essa talvez seja uma das maiores dúvidas sobre o empreendedorismo digital, já que são tantas informações soltas pela internet e nem sempre com a profundidade que precisam ter. Para isso, temos algumas opções de conteúdos específicos nesse assunto que podem contribuir muito com a sua decisão de entrar ou não para o empreendedorismo digital e em qual área empenhar seus esforços.
Vejamos:
- O Caminho para o Sucesso no Empreendedorismo Digital: Nosso eBook focado em te explicar como é o caminho para o sucesso no empreendedorismo digital e quais são as suas opções, com informações detalhadas e sequenciais para que você realmente possa utilizar o eBook como um guia para começar seu negócio online e alcançar suas metas e objetivos nessa empreitada (Clique aqui).
- Fast Money: Mini-curso em vídeo gratuito sobre como começar do zero no empreendedorismo digital com demonstrações e exemplos práticos que vão contribuir para o direcionamento dos seus esforços para os melhores resultados (Clique aqui).
- Como Começar Seu Negócio Online do Zero: Artigo desenvolvido com uma breve explicação sobre como começar seu negócio online do zero. Conteúdo que segue a mesma linha de raciocínio e desenvolvimento do eBook, mas com mais objetividade e menos riqueza de detalhes (Clique aqui).
Nesses conteúdos você vai encontrar o que você precisa para ter o melhor direcionamento em como começar no empreendedorismo digital. Recomendamos que você veja os três, porque são visões e propostas diferentes, mas todas contribuem em conjunto para seus primeiros passos.
Por fim…
As opções para o empreendedorismo digital são realmente amplas e com grandes oportunidades, assim como desafios, sendo possível explorar as variadas opções até que você encontre o que mais se adequa ao que você gosta de fazer ou que traz os melhores retornos para você.
O verdadeiro obstáculo entre o sucesso e o fracasso no digital está na sua preparação, empenho e resiliência, porque se preparar é indispensável para começar, empenho para se manter com foco total e resiliência para superar os desafios e obstáculos que aparecerão pela frente.
Acima de tudo, lembre-se que o empreendedorismo digital é um empreendimento que acontece no ambiente digital, então não existe sucesso da noite para o dia e nem resultados gigantescos sem esforço algum.
Para alcançar suas metas e objetivos você precisará se empenhar muito, manter seu foco e dedicação pelo período que for necessário, até que dê certo, e não como um golpe de sorte que trouxe faturamentos milionários em semanas (como é vendido por aí…)
Então, comece sua preparação agora mesmo e não perca mais tempo.
Aproveita para se inscrever em nossa newsletter e manter sua atualização em dia com as novidades do empreendedorismo digital diretamente no seu e-mail.
Sucesso!
Aproveite e baixe agora nosso eBook O Caminho para o Sucesso no Empreendedorismo Digital
Você não quer perder mais tempo esperando o para começar seu negócio digital então aproveite essa oportunidade e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no digital.
Descubra também como começar seu negócio digital a partir do absoluto zero
Funciona mesmo se você for um total iniciante… Mesmo sem investir nada… E mesmo que você não tenha nenhum conhecimento inicial.