Veja os mitos sobre o marketing digital e fuja deles!
Os mitos sobre o marketing digital aumentaram diariamente ao longo da última década. E isso aconteceu porque o marketing digital se tornou uma parte indispensável da estratégia de negócios para empresas de todos os segmentos, áreas e tamanhos.
Isso foi impulsionado, claramente, pela facilidade de acesso às ferramentas pelas pessoas que consomem, o que motivou as empresas a dedicarem mais esforços a esse formato também, a fim de alcançar com maior agilidade e facilidade seu público.
No entanto, talvez até mesmo pelo seu rápido crescimento e por sua crescente importância, criou-se uma série de mitos e equívocos que cercam essa forma de marketing. Podemos até considerar que já é um grande equívoco terem criado a aparência de que o marketing é uma forma totalmente diferente de fazer negócios e fazer marketing
Por isso, neste post temos como objetivo explorar os mitos mais comuns sobre marketing digital e fornecer uma compreensão clara e precisa dos conceitos-chave para te ajudar a entender melhor esse cenário complexo e em constante evolução.
O que veremos:
Mito #1 – Marketing Digital é Apenas para Grandes Empresas
Mito
É muito comum que pequenas empresas e micro e pequenos empreendedores acreditem erroneamente que o marketing digital é uma estratégia exclusiva para grandes corporações com muito dinheiro disponível para o marketing.
Esse é um mito comum, porque a impressão mais comum das pessoas é que o marketing digital é muito caro e que demanda estratégias de comunicação e divulgação muito complexas, difíceis de serem feitas.
Realidade
A verdade é que fazer marketing digital envolve muito menos dinheiro do que as formas tradicionais de fazer marketing. Isso acontece porque as plataformas de divulgação são muito mais acessíveis, principalmente para as pequenas empresas e para os micro e pequenos empreendedores.
Essa reflexão é bastante simples: o que é mais fácil e mais barato, criar seu próprio anúncio e impulsioná-lo em alguma rede social ou nos buscadores, como o Google, ou fazer uma propaganda em uma rede de televisão famosa?
Além disso, não apenas pela facilidade de acesso, mas pelo volume que vem sendo criado diariamente de conteúdos nas redes sociais. Caso você não saiba, o marketing digital pode ser feito apenas com o marketing de conteúdo, que não necessariamente envolve gastar dinheiro e patrocinar o que você quer mostrar para as pessoas.
Ou seja, essa é uma forma de fazer marketing digital sem gastar nenhum dinheiro. Outra forma para entrar no marketing digital com pouco ou nenhum investimento é através do SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca), o que permite que seu conteúdo seja entregue ao seu público-alvo pela qualidade do conteúdo em si, não por patrocínios.
É importante dizer também que o marketing digital é extremamente adaptável para os formatos e objetivos que você possa ter em mente. Além disso, é muito mais prático para uma pequena empresa ou para micro e pequenos empreendedores testarem, errarem, corrigirem e testarem de novo, até acertarem, do que para as grandes empresas.
Mito #2 – Marketing de Conteúdo é Suficiente para Alcançar Sucesso
Mito
Muitas empresas acreditam que o marketing de conteúdo, por si só, é uma solução abrangente para alcançar todos os seus objetivos de marketing digital. Essa crença surge da ideia de que a criação e distribuição de conteúdo de alta qualidade é suficiente para atrair e converter clientes em potencial.
Esse mito não é completamente um mito, mas não é só porque muitas pessoas conseguiram aproveitar essa estratégia que ela ainda funcione hoje. Isso acontece porque as evoluções das formas de fazer marketing foram criadas pelos avanços das necessidades e desejos do público, mas não apenas por isso, mas também porque o número de participantes nesse mercado aumentou significativamente.
Então, a partir do momento que as necessidades do público mudam, as formas de alcançar esse público também precisam mudar. Por outro lado, tem muito mais pessoas buscando o mesmo público que você e da mesma forma – criando conteúdo – então a receptividade do público para o mesmo formato não é mais a mesma.
Realidade
Essa mudança de necessidades e de abordagem favoreceu o marketing integrado, em que mais de uma forma de abordagem é utilizada ao mesmo tempo e em busca do mesmo público-alvo.
Pense que, enquanto muitas e muitas pessoas criam conteúdo – por sua facilidade e sem gastar praticamente dinheiro nenhum, são poucas as pessoas que fazem marketing integrado e se aproveitam de mais oportunidades para serem vistos e aumentarem os pontos de contato com o público-alvo.
Isso não significa que o marketing de conteúdo deixa de ser importante, pelo contrário, sua importância cresce mais ainda, porque é o conteúdo que vai dar suporte a todas às demais abordagens que o marketing integrado proporciona, mas não pense nele isoladamente.
Simplificando, as possíveis estratégias para o marketing digital em conjunto com o marketing de conteúdo podem ser o SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca), utilizar mais de uma rede social – porque são públicos diferentes em cada tipo de rede e o que o público busca e cada rede também é diferente, e-mail marketing e publicidade paga, por exemplo.
Exemplificando de forma prática, quando você produz bons conteúdos para o TikTok ou para o Instagram, por exemplo, e você aproveita para direcionar o público para o seu canal do YouTube, você cria mais um ponto de apresentar conteúdos que geram valor para as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
Já para as pessoas que chegaram ao seu canal do YouTube por outras redes sociais, você pode apresentar chamadas para a ação (CTA) nos próprios vídeos e ainda convidar as pessoas para assinarem sua newsletter e receberem mais conteúdo de valor em seus e-mails.
Isoladamente você olharia para uma única rede social e colocaria todos os seus esforços ali, mas integradamente você pode otimizar essa abordagem produzindo conteúdos que entregam mais valor e em diferentes formatos, atraindo diferentes públicos.
Mito #3 – O Marketing Digital é Fácil e Rápido
Mito
Esse talvez seja um dos maiores e mais perigosos mitos sobre o marketing digital.
A criação desse mito se deve, em grande parte, pelo uso das chamadas provas sociais forjadas, ou seja, criadas e direcionadas somente para convencer as pessoas de que era possível alcançar resultados muito rapidamente e com valores muito altos, sem ter que se esforçar praticamente nada para conseguir isso.
Você provavelmente já viu em alguma rede social ou em algum anúncio prints de saldos em plataformas de vendas online ou vídeos de pessoas dando declarações sobre os grandes e rápidos resultados alcançados.
Porém isso está longe da realidade. São possíveis sim grandes resultados no marketing digital, mas não acontecem da noite para o dia e muito menos sem nenhum esforço. Então essa ideia criada de que basta patrocinar uma semana de conteúdos e você fará vendas de milhares de Reais não é realidade.
Realidade
Alcançar o sucesso no marketing digital não é diferente de nenhum outro empreendimento na vida: requer esforço, dedicação e tempo para que os resultados comecem a aparecer. Isso acontece porque nenhum negócio é igual a outro, então é preciso aprender o que dá certo e o que funciona para o seu negócio.
Vale dizer que não basta apenas dedicação e esforço, isoladamente, é preciso que você utilize as estratégias certas para cada tipo de objetivo. Um negócio é uma construção, e como toda construção é necessário investir algo muito valioso: seu tempo.
“Mas não era possível alcançar excelentes resultados?” Sim, é possível! Porém vai demandar conhecimentos para aplicar as estratégias certas e adequadas a cada momento para que você alcance o resultado que você almeja.
Outro fator determinante nesse processo é a agilidade e disposição para monitorar o que acontece com o marketing que você estiver fazendo e, mais do que isso, para fazer os ajustes necessários.
O ponto mais importante para chegar aos resultados desejados é ter resiliência em continuar tentando até encontrar o caminho que vai dar certo. Alterar as estratégias, mudar os formatos, mudar as abordagens e, quando você encontrar o que funciona, empenhar todos os esforços para que esse formato te leve aos resultados.

Por fim…
Entender que o marketing digital não é apenas para grandes empresas, que se utilizar só do marketing de conteúdo para buscar resultados significativos e que esses resultados virão rapidamente e sem esforço é o primeiro passo para realmente decidir entrar nesse mercado.
Perceba que o marketing digital é acessível para todas as pessoas que desejem se empenhar nesse caminho. Ao mesmo tempo que você cria seus conteúdos, você perceberá o que dá certo e o que não dá, para você e para seu negócio, mas não se deixe levar por uma única forma de alcançar seu público-alvo, porque isso vai limitar seus resultados e possivelmente dificultar o caminho.
Até porque, para obter resultados interessantes em qualquer âmbito da vida é indispensável muito empenho e paciência, além de acompanhamento para mudar o que não funciona e aproveitar ainda mais o que funciona bem – mais importante ainda, sem desistir!
Busque se atualizar constantemente, porque as mudanças acontecem com muita rapidez e, quanto mais rápido você se adaptar aos novos cenários, melhores serão seus resultados e menor será a curva de aprendizagem e adaptação.
Aproveitamos para te convidar a se inscrever em nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades do marketing digital e para receber muito mais conteúdo diretamente no seu e-mail.
Não espere mais tempo para começar, porque o passo mais importante que você dá é o primeiro.
Sucesso!
Aproveite e baixe agora nosso eBook O Caminho para o Sucesso no Empreendedorismo Digital
Você não quer perder mais tempo esperando o para começar seu negócio digital então aproveite essa oportunidade e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no digital.

![Veja-o-curso-Fórmula-Negócio-Online [LD] Side Bar](https://lucrosnodigital.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Veja-o-curso-Formula-Negocio-Online-LD-Side-Bar-1024x1024.webp)
Descubra também como começar seu negócio digital a partir do absoluto zero
Funciona mesmo se você for um total iniciante… Mesmo sem investir nada… E mesmo que você não tenha nenhum conhecimento inicial.