Por onde começar nas estratégias de marketing digital é uma dúvida muito comum, até por ser comum a confusão entre empreendedorismo digital e o marketing digital. Ficou tão usual se falar em entrar para o marketing como se fosse, na verdade, empreender online e essa diferença apesar de muito simples pode confundir bastante.
Afinal, criar um negócio digital ou começar a trabalhar com algum tipo de produto ou serviço online é entrar para o empreendedorismo digital. Por outro lado, começar com o marketing digital nada mais é do que aplicar estratégias, técnicas e ferramentas de marketing ao digital.
Mas um não exclui o outro, afinal, se o seu negócio está no digital, o seu marketing muito provavelmente também estará. Assim, talvez você tenha se preparado para tocar seu empreendimento, mas não necessariamente tenha os conhecimentos necessários para fazer o seu marketing – que é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.
Então, vamos ver quais são os passos que você precisa seguir para começar no marketing digital.
O Que Veremos
Objetivos das Estratégias de Marketing Digital e Público-Alvo
O primeiro passo para o seu marketing digital é saber o que você quer alcançar com ele. Ou seja, se você quer aumentar o conhecimento da sua marca, se você quer fazer mais vendas, se você quer atrair o interesse das pessoas para uma oferta futura e assim por diante.
Perceba que o objetivo do marketing tem finalidade comercial, seja ampliando a “popularidade” da sua marca ou atraindo público para as vendas de fato, a finalidade é que em algum momento esse esforço de marketing que você fez se converta em vendas.
Então sabendo o que você busca com essa ação específica de marketing, você precisa saber quem é o público-alvo que você está buscando, afinal, não adianta oferecer seus produtos ou serviços para as pessoas cujos problemas não são resolvidos pelo que você oferece.
Essa etapa é um pouco complexa e dividida em mais etapas para ser bem desenvolvida, então se você quiser se aprofundar nela, convidamos você a ler esse artigo aqui que trata sobre isso.
Tenha Presença Online
Esse é um ponto muito interessante porque ainda existem muitos negócios digitais que não tem uma presença online. E você pode até perguntar “mas como isso é possível?” e parece inacreditável mesmo, mas não é.
Isso acontece porque muitas pessoas decidem começar seus negócios e criam uma loja em alguma das plataformas cuja finalidade é essa (Amazon, Mercado Livre, Nuvemshop etc.) mas esquecem que precisam divulgar suas lojas e não criam sequer um Instagram ou TikTok, apesar de serem totalmente gratuitos, muito menos um site.
Então, lembre-se que os sites e as redes sociais são as melhores formas para divulgar sua loja, seus produtos ou serviços online. Os tipos de público em cada canal que você escolher são diferentes, então quanto mais integradas suas ações de posicionamento forem, melhores serão seus resultados – potencialmente.
Ou seja, esteja presente nas redes onde o seu público-alvo está. Se essas pessoas estiverem em uma rede social que você nem sabia que existia, tudo bem, porque seu objetivo não é entretenimento e diversão, mas sim transmitir uma mensagem sobre o que você está comercializando.

Não Despreze o E-mail Marketing
Os dados não enganam e eles mostraram que, nos últimos anos, o e-mail marketing tem sido responsável por mais vendas do que as redes sociais – individualmente, não somadas, é claro.
Mas esse não é o ponto principal. O e-mail marketing permite que você otimize o direcionamento e a segmentação dos seus demais conteúdos nas demais redes sociais em que você esteja presente.
Isso acontece porque as ferramentas disponíveis para automação do e-mail marketing têm maiores possibilidades de personalização do conteúdo, da abordagem, de testes e das respostas. Afinal, quando você publica algo nas redes sociais você não consegue saber o que aconteceu depois que a pessoa viu o que você publicou, muito menos se ela ficou.
Já quando olhamos para essas ferramentas elas conseguem acompanhar os cliques, qual parte do conteúdo teve melhor desempenho (onde as pessoas passaram mais tempo ou clicaram mais), para onde elas foram depois que viram o e-mail e se aquele e-mail gerou alguma venda ou não.
Perceba como isso permite que você faça muitas análises importantes para sua produção de conteúdos e diretamente para os resultados do seu negócio.
Em outras palavras, é importante olharmos para o e-mail marketing em si e todas as análises que ele proporciona (sugerimos a leitura desse artigo para aprofundar seu entendimento sobre essa técnica) e sobre a criação de conteúdo (sugerimos a leitura desse artigo para entender mais sobre isso).
Acompanhamento e Ajustes
Como em tudo o que fazemos relacionado aos negócios – tradicionais ou digitais – é indispensável medir e acompanhar o desempenho de cada ação que tomamos.
Assim, com relação às estratégias iniciais no marketing digital, é importante verificar se o os conteúdos que você produzir – independentemente do formato e da plataforma, seja site, blog, e-mail marketing, Instagram, X, YouTube, Facebook, TikTok, tanto faz – está direcionado para o público-alvo que você quer alcançar; se o formato do conteúdo – texto, vídeo, foto, interativo etc. – cria a conexão esperada e assim por diante.
Exemplificando, se você utilizar mais de uma rede social para os seus conteúdos, o Instagram e o TikTok, verifique qual tem melhor desempenho e faça as mudanças necessárias para que o de menor desempenho melhore, mas mantenha a produção do que está indo bem da mesma forma e tente identificar pontos de otimização.
Medir e acompanhar é a única forma de fazer os ajustes necessários. Um ponto muito importante é não se apegar a uma estratégia ou a um formato por acreditar que é a melhor opção ou que tem que funcionar de qualquer forma, porque os números vão te mostrar o melhor caminho para seguir.
Não estamos dizendo que você deve desistir de determinada estratégia que não desempenhou bem, mas para não ter medo de fazer mudanças e ajustes quando for necessário. Quanto mais rapidamente você reagir aos indicativos de que mudanças são necessárias, mais rapidamente você terá novas informações para continuar as melhorias.
Por fim…
Para iniciar no empreendedorismo digital é indispensável que você também marque sua presença online e utilize as ferramentas e estratégias disponíveis para otimizar essa presença, aumentando as chances de que seus esforços te proporcionem os resultados esperados.
O melhor caminho para descobrir o que funciona melhor e o que não funciona para o seu mercado é tentando, então faça, teste, erre, corrija e siga em frente. Lembre-se que o marketing digital é a aplicação do marketing ao ambiente digital e não o seu foco em si.
Em outras palavras, o marketing digital é a forma de você atingir seus objetivos de divulgação e vendas dos seus produtos ou serviços, então divulgue, faça seu marketing e boas vendas!
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Portanto, vamos colocar em prática?
Sucesso!
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