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5 Estratégias Rápidas para Impulsionar suas Vendas no Marketing Digital

Como não falar sobre o mais importante: Vendas no Marketing Digital?

Em nosso primeiro post nós fizemos um guia completo passo a passo para você entender os principais conceitos e formatos do marketing e sua aplicação ao marketing digital. Um dos pontos que abordamos foi exatamente relacionado à importância das vendas e como, na realidade, o seu foco é nas vendas e o marketing digital é o caminho que vai te ajudar a melhorar seus resultados.

Agora, reforçando ainda mais a importância de ter foco nas vendas, vamos falar sobre as 5 estratégias comuns e mais rápidas para impulsionar suas vendas no marketing digital. Vamos lá!

Os Anúncios Segmentados

Algumas estratégias de vendas são mais comuns e passivas, ou seja, você cria uma mensagem e comunica ao seu público e espera que ela se interesse e tenha alguma ação que dê início a um processo de vendas.

É claro que essa estratégia não é completamente passiva, porque você criou um conteúdo pensado especificamente para fundo de funil, direcionado para pessoas que já estavam em um funil de vendas seu e de certa forma o esperado era que se interessassem e iniciassem a ação de compra do seu produto ou serviço.

Uma estratégia mais ativa seria você abordando seu potencial cliente para fazer uma oferta direta, ao invés de esperar que a pessoa tomasse a iniciativa após uma CTA bem pensada e bem feita. Mas perceba que, em ambos os cenários, você já está com a pessoa em um funil de vendas seu, portanto foi uma construção desde a conscientização no topo de funil, geração de interesse no meio do funil para chegar ao momento de decisão e compra no fundo do funil.

Ou seja, há um tempo para essa construção, muitas outras estratégias de atração envolvidas, talvez alguma isca digital, a construção de uma lista, mas não uma venda direta, mas esse não é o único caminho.

Até porque, se pensarmos no marketing direto, não estamos construindo um funil inteiro de conscientização > interesse > decisão, mas sim fazendo uma oferta muito atraente para um público que já é consciente da sua necessidade e tem interesse em adquirir uma solução que resolva esse problema.

Esse é o chamado marketing direto: fazemos um anúncio, normalmente impulsionado ou pago (esses termos são quase sinônimos), criado para fundo de funil e para o público de fundo de funil, ou seja, pessoas prontas para comprar alguma solução que resolva seus problemas, seja um serviço, um produto, um infoproduto, o que for.

Essa estratégia é feita utilizando o tráfego pago. E o que isso significa?

É quase literalmente o que o nome diz, você paga para atrair tráfego específico para que as pessoas certas vejam sua oferta.

Ou seja, você cria uma boa oferta para o que você vende e precisa direcioná-la para o público certo. E a chave aqui é exatamente essa, entender que o primordial para você fazer vendas no marketing digital utilizando o tráfego pago é conseguir direcionar sua oferta para o público certo.

Para aprender detalhadamente como fazer cada uma das etapas do tráfego pago, as melhores ferramentas, recomendamos muito o melhor e mais completo curso disponível no mercado e ensina passo a passo como fazer seus anúncios para obter vendas.

Até porque, aqui vamos falar sobre a segmentação do público e a importância disso para que você tenha os melhores resultados possíveis. Além disso, não existe forma melhor de aprender a fazer tráfego pago que não seja criando seus anúncios e testando-os passo a passo, analisando resultados, fazendo ajustes, no mundo real.

Por que a segmentação é vital para obter vendas no marketing digital?

Imagine entregar uma mensagem publicitária sobre um novo produto de cuidados com a pele a um grupo de pessoas interessadas em tecnologia. Não tenho certeza, mas me parece um desperdício, não é? É aí que entra a importância dos anúncios segmentados.

Ao direcionar seus anúncios para um público específico, você não apenas economiza recursos – porque o tráfego pago é pago, então custa dinheiro mesmo – mas também aumenta significativamente a eficácia da sua campanha.

Segmentar permite que suas mensagens atinjam aqueles que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu produto ou serviço. Nesse caso, estamos falando tanto de alcançar as pessoas que se interessam pela linha de produtos ou serviços que você oferece mas, também, que estão no fundo de funil, ou seja, propensas a realizarem uma compra.

Não é muito difícil vermos anúncios patrocinados em redes sociais com a CTA para que as pessoas simplesmente “veja a página do aplicativo Y”. E eu te pergunto, qual a finalidade disso?

Se o conteúdo que foi criado é bom, atrairá as pessoas que se interessam pelo assunto divulgado naturalmente, se for ruim, não adianta impulsionar e patrocinar porque não fará diferença.

Mas, okay! Vamos supor que o conteúdo é bom e de fato as pessoas foram olhar a página principal da pessoa ou marca que fez esse tipo de impulsionamento. O que ela verá lá? Mais conteúdos, provavelmente… Talvez ela siga essa pessoa, talvez não, talvez olhe o link da bio, talvez nem olhe muito mas salve a mensagem porque alguma coisa ali foi interessante para ela.

Se você já fez esse tipo de impulsionamento ou patrocínio você sabe que é exatamente isso que aconteceu: você teve muito alcance, porque o anúncio alcançou muitas pessoas, ganhou alguns seguidores, muitos salvamentos do anúncio, mas nenhuma ou poucas vendas – se é que você já estava com algum produto à venda.

Esse tipo de anúncio, normalmente, aparece para perfis e páginas que estão buscando número de seguidores ou inscritos, mas de que forma isso pode te trazer dinheiro?

Se você pretende obter remuneração por AdSense ou ser influenciador de alguma coisa, legal, o caminho é esse, mas se você busca vendas, você perdeu seu dinheiro com esse tipo de anúncio (que você que me acompanha aqui já sabe que é topo de funil e não gera vendas).

Então pense que você precisa direcionar o anúncio para o público certo e isso inclui: as pessoas que tem interesse pelo que você vende e que estão em etapa de decisão de compra.

Dicas Rápidas para Anúncios Segmentados Eficientes

  1. Conheça Seu Público: Antes de começar, compreenda profundamente as características do seu público-alvo. Entenda seus interesses, comportamentos online e necessidades. Quanto mais você conhece quem está do outro lado, mais adequado pode ser seu direcionamento.
  2. Utilize Plataformas de Anúncios Eficientes: Escolha as plataformas que oferecem recursos avançados de segmentação. Plataformas como Facebook Ads e Google Ads proporcionam opções detalhadas para refinar seu público.
  3. Personalize a Mensagem: Uma mensagem genérica pode não ter o mesmo impacto que uma mensagem personalizada. Adaptar sua mensagem ao segmento específico que você está mirando aumenta a relevância.
  4. Aproveite Dados Demográficos e Comportamentais: Informações demográficas, como idade, localização e dados comportamentais, como histórico de compras online, podem ser ouro para criar anúncios altamente direcionados.
  5. Teste e Aprenda: O marketing digital é dinâmico. Teste diferentes segmentações e analise os resultados. Ajuste suas estratégias com base no desempenho passado para otimizar futuras campanhas.

Um ponto importante a ser ressaltado é que nem toda ação precisa ser para fundo de funil, até porque existem estratégias no marketing digital que visam atrair muitas pessoas para o topo de funil e rapidamente colocá-las na sequência do funil – o que não é muito diferente de quando vemos anúncios na televisão, por exemplo, em que a segmentação é o horário e o tipo de programa que está sendo transmitido, mas alcança muitaaas pessoas e apenas uma parcela se interessa por determinado produto ou serviço.

Na internet isso até funciona, mas você precisa de tempo e dinheiro disponível para atrair pessoas por esse longo funil. E nosso foco nesse post é sobre estratégias rápidas, então não é algo que queremos aqui, queremos resultados rápidos.

Então pense em abordagens para meio de funil, com assinaturas em newsletters, o envio de algum tipo de isca digital que vá contribuir para o sucesso do seu futuro cliente, um grupo exclusivo em que você vá fornecer materiais complementares muito bons e assim sucessivamente, porque nesse caso você cria uma lista de contatos muito interessados no que você está oferecendo, o que permite que você dê sequência ao funil de vendas com rapidez e objetividade.

O sucesso das campanhas pagas está na precisão.

Engajamento nas Redes Sociais

Para você que busca realizar suas vendas no marketing digital utilizando as redes sociais como principal forma de divulgação dos seus produtos ou serviços, o engajamento é crucial, tanto para fortalecer sua presença online, quanto para alcançar novos públicos e, claro, realizar as vendas.

E vamos falar agora sobre abordagens simples mas que podem transformar seguidores em clientes engajados.

Conteúdo envolve, envolva-se

Compartilhar conteúdo envolvente é uma forma eficaz para capturar a atenção do seu público. Fotos vibrantes, vídeos cativantes e textos persuasivos são ingredientes essenciais. Mostre o lado humano do seu negócio e conte histórias que ressoem com sua audiência.

Vamos por partes.

Se estamos falando de redes sociais, seu objetivo é socializar, então nada de anúncios que parecem panfletos de ofertas de supermercados. Nada contra esses panfletos, mas eles não são distribuídos (normalmente pelo menos) nas redes sociais, pelo contrário, é comum que estejam disponíveis na entrada do supermercado.

Até porque, nas redes sociais as pessoas querem se distrair, conversar com pessoas que tem interesses em comum, conhecer pessoas, ver produtos novos e novidades interessantes, imagens cativantes, abordagens curiosas para coisas comuns e por aí vai…

Então capriche na qualidade da imagem que for utilizar, se for utilizar vídeos lembre-se que é importante que a pessoa tenha um som limpo e audível e que seu conteúdo seja acessível, portanto utilize legendas em todos os vídeos que você fizer, e claro, a persuasão.

Nenhum texto de divulgação ou de vendas bem escrito é feito sem nenhuma técnica, pelo contrário, todos utilizam técnicas de escrita e persuasão muito bem estudadas e elaboradas para que as pessoas sejam envolvidas no que estão lendo.

Faça um exercício simples: tente encontrar um anúncio de qualquer produto de marca grande que diga apenas algo como: “Esse é o produto Y, custa tantos Reais e é entregue em até 2 dias na sua casa. Compre!

Talvez você encontre uma chamada mais agressiva desse tipo no final do anúncio, em algum destaque ou um pop-up, mas realmente duvido que você encontre isso como sendo a essência da mensagem, porque isso não é exatamente uma construção de mensagem.

Pensando bem, talvez funcione. Vou testar e volto aqui para contar os resultados.

Por enquanto, vamos pensar em formas de ter conteúdos bem feitos e que sejam escritos pensando na persuasão.

Se você acredita que escrever de forma persuasiva não é uma habilidade que você domine ainda, sugiro que você consulte esses dois livros que são acessíveis, tanto em questão de preço quanto em linguagem, e são excelentes recursos para você impulsionar suas vendas no marketing digital:

1 – As Armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar

As armas da persuasão Lucros no Digital

2 – Everybody Writes – Your New and Improved Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content

Traduzindo: Todo Mundo Escreve – Seu novo e melhorado guia para criar conteúdo ridiculamente bom

Esse ainda não tem tradução para o Português, mas se você conseguir ler em Inglês ou tiver o empenho de ir traduzindo o texto conforme vai lendo – e aprendendo Inglês no processo – vale muito a pena porque é realmente um excelente livro.

Everybody Writes Lucros no Digital

Mas não basta só criar conteúdo, crie conteúdo envolvente, conteúdos que você se interessaria em ver. Pense que precisa ser algo que te faria para de rolar a página para baixo ou para frente e ler aquele conteúdo, assistir ao vídeo ou ouvir o que está sendo apresentado e, claramente, o que está sendo apresentado precisa agregar algum valor para a pessoa que está assistindo.

Eu sei que existem os nichos voltados especificamente para entretenimento e o valor é a diversão e distração, mas se você está buscando vendas no marketing digital, então nesse caso o entretenimento por si só não é suficiente para que você alcance esse objetivo.

Lembre-se: o envolvimento começa com a criação de conteúdo que as pessoas desejam consumir.

Incentive a Interação

Não espere que seus seguidores ou inscritos tomem a iniciativa. Incentive a interação diretamente. Faça perguntas em suas postagens, peça opiniões, e convide seus seguidores a compartilhar suas experiências. Quando as pessoas se sentem ouvidas e valorizadas, é mais provável que se envolvam ativamente com seu conteúdo.

Ao incentivar a participação, inicialmente, é possível que você fale só, ninguém responda, e tudo bem, faz parte da construção da interação. Mas não desanime por isso, porque pense que, se incentivando a interação você pode não obter resposta nenhuma, imagine se você não incentivar.

Apesar de ser chato não ter resposta nenhuma, com o tempo você começará a ter mais devolutivas, respostas às suas perguntas ou mesmo cliques em links ou direcionamentos que você fizer para o seu público. O engajamento depende sim da participação e envolvimento das pessoas com o que você divulga nas redes sociais.

Afinal, como já falei antes, a rede social é um lugar para socialização e, para que fique muito claro, se você está em um restaurante com amigos e todos estão nos seus celulares, isso significa que não há interação entre vocês que estão á mesa, mas sim cada um com seu respectivo celular.

E isso é péssimo, certo? Na rede social é mais ou menos a mesma coisa. Se você está divulgando conteúdo apenas por divulgar, sem estratégia, sem incentivo à interação, sem essa socialização, é como se você estivesse falando à mesa desse restaurante e todos estivessem nos seus celulares, dando atenção à tudo, menos ao que você está falando.

E nós não queremos isso, queremos que você construa uma interação ativa que proporcione que você alcance suas vendas no marketing digital utilizando suas redes sociais.

Então, deixe a timidez para lá ou a vergonha de tentar vender e incentive o engajamento, faça perguntas, incentive mensagens diretas, comentários, e claramente responda ao que te perguntarem, responda às mensagens que te enviarem e comente também em outras páginas, mande mensagens, utilize a rede social para socializar.

Você não quer falar só na mesa, mas também não quer ser a pessoa que está no celular ignorando os demais presentes, então faça sua presença ser percebida.

Utilize as Trandings do momento

Tem assunto diferente e interessante que está tendo muita atenção no momento? Legal!
Esse assunto é relacionado ao seu setor ou você consegue criar uma relação de proximidade ou similaridade com o que está em alta com o que você vende? Sensacional!

Se existe algum tema que proporciona esse tipo de conexão entre a situação e o que você vende, não perca tempo e aproveite a oportunidade para gerar engajamento rápido e quase espontâneo, porque os assuntos em alta normalmente são muito mais buscados nas redes sociais do que em tempos normais.

Nesse post aqui falamos sobre SEO e o poder que ele tem para ajudar você no engajamento, e nas redes sociais não é diferente.

Se você consegue fazer essa conexão e divulgar isso de forma interessante, criativa e que gere valor para o seu público, aproveite a oportunidade para mostrar que você acompanha o que acontece no mercado e sabe as situações que seu público gosta de acompanhar.

Claro, não consigo deixar de ressaltar que para usar essa estratégia é preciso que você tenha muito bom senso de qual tipo de situação serve para isso e quais situações são inapropriadas e desagradáveis e até, certas vezes, desrespeitosas, e isso, obviamente, além de demonstrar total insensibilidade de quem faz, não contribui em absolutamente nada com as vendas no marketing digital. Ok?

Implantar essas estratégias pode resultar em um aumento significativo no engajamento das suas redes sociais.

E-mail Marketing: Mensagens que Convertem

Entramos em um mundo onde as caixas de entrada estão cheias, e a competição pela atenção é acirrada. No entanto, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta eficiente quando utilizado adequadamente.

Eu tenho certeza que você já se cadastrou em algum formulário de e-mail marketing antes mesmo de saber o que é isso e porque é utilizado e, na sequência, começou a receber muitos e-mails e depois de um tempo nem sabia mais porque estava recebendo aquilo.

Acontece, é verdade. Eu mesma tenho vários cadastros desse tipo que me fazem, constantemente, cancelar inscrições. As vezes porque o conteúdo não me interessa mais, outras vezes porque me cadastrei porque queria ver a isca digital, outras vezes porque queria ver a estratégia de e-mail marketing que a pessoa ou a marca utiliza – afinal, trabalho com isso e é uma ótima oportunidade de aprender o que posso melhorar e o que não devo fazer de jeito nenhum.

Outras vezes, ainda, eu tenho interesse pelo assunto que está na campanha de e-mail marketing que me inscrevi, mas o conteúdo ou a forma com que essa estratégia é utilizada é simplesmente muito ruim.

Pois é, não é porque a caixa de entrada está cheia que tudo que está sendo feito nesse tipo de estratégia é bem feito, mas para você que quer realmente fazer suas vendas no marketing digital utilizar o e-mail marketing de forma adequada é uma possibilidade muito boa.

Pense que muitas pessoas e muitas marcas utilizam essa estratégia e que muito do que enviado é ruim, deveria ir direto para a lixeira mesmo, então essa é uma daquelas oportunidades em que você pode utilizar sua criatividade e domínio sobre o que você está falando para criar mensagens que realmente atraiam o interesse e atenção do seu público e você não gere rejeição para seu e-mail porque as pessoas excluem direto a mensagem.

E isso nos leva ao primeiro ponto: uma das formas de otimizar as suas campanhas de e-mail marketing é diminuindo a taxa de rejeição de envio – isso inclui e-mails duplicados, e-mails fakes, e-mails que são enviados e as pessoas deletam sem nem abrir, e-mails que são bloqueados pelos recebedores e e-mails que são marcados como spam porque você envia 18 mensagens por dia para sua lista.

Para diminuir a taxa de rejeição é importante que você utilize a sua lista que foi criada para o produto ou serviço que você está oferecendo. Nada de reutilizar listas que eram de outro segmento ou nicho e nem pensar em comprar listas, jamais faça isso.

Ter uma lista real e limpa, que tem os endereços de pessoas que realmente se interessaram pelo que você ofereceu, é o primeiro passo para uma campanha bem sucedida. Na sequência, tenha consistência. Se você disse que enviaria e-mails quinzenais, envie e-mails quinzenalmente, ao invés de enviar um e-mail a cada quinze meses.

Outra coisa, utilize uma ferramenta de e-mail marketing que permita que você veja a taxa de rejeição e de não abertura e, a partir do momento que você já enviou dois ou três e-mails para as pessoas e esses e-mails foram rejeitados ou excluídos sem serem vistos, tire esses contatos da lista e não envie mais.

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas minha recomendação é pela Brevo que disponibiliza um plano gratuito bastante abrangente e funcional. Além disso é muito fácil utilizar a ferramenta deles, contando com muitos tutoriais no YouTube ensinando como criar as campanhas e automações, realmente uma ferramenta diferenciada para quem está começando.

Como já falei antes, e vou repetir isso sempre, crie conteúdo de valor. O e-mail é uma ferramenta próxima, uma oportunidade de falar diretamente com a pessoa que está interagindo com você, então crie conteúdo de valor, que contribua com a pessoa de verdade e que a ajude, não envie apenas promoções, cupons de descontos e lançamentos, porque isso não gera engajamento e nem interesse.

Assim, valorize aquela pessoa que colocou o nome e endereço de e-mail dela para receber uma mensagem sua, porque isso é importante para os negócios. Lembre-se do que falamos sobre funil de vendas nesse post aqui, porque as pessoas que estão na sua lista estão no público de, pelo menos, meio do funil, então ficar trabalhando conteúdo de topo de funil é um desperdício da oportunidade de falar com essas pessoa e de direcioná-la para uma venda.

Não se esqueça de fazer sua chamada para ação, ou CTA, na sua mensagem. Seja para ver um vídeo, se inscrever em alguma apresentação/webinário/workshop/mini-curso ou baixar seu mais novo eBook, mas coloque uma CTA interessante e condizente com a mensagem e com a etapa do funil que esse público está.

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Assim como as demais estratégias e técnicas do marketing digital, não espere resultados imediatos e nem se frustre caso você não consiga fazer na melhor qualidade possível, lembre-se de que é um processo de aprendizado e melhoria contínuos, então empenhe-se conscientemente, sabendo que haverá espaço para melhorar e os resultados melhorarão igualmente.

Conteúdo Visual Impactante

Todos os dias são publicados nas principais redes sociais, em média, os seguintes conteúdos:

  1. TikTok: 23 milhões de publicações
  2. YouTube: 216 milhões de vídeos
  3. Facebook: 350 milhões de publicações
  4. X: 500 milhões de publicações
  5. LinkedIn: 2 milhões de publicações
  6. Instagram: 95 milhões de publicações

Ou seja, em um mundo digital completamente carregado de conteúdos “novos” diariamente, diferenciar seu conteúdo a fim de capturar a atenção do seu público rapidamente é essencial.

Portanto, é importante criar imagens e vídeos que não apenas se destacam nas plataformas digitais, mas também cativam instantaneamente seu público. O apelo visual pode ser uma ferramenta poderosa para suas vendas no marketing digital.

Eu sei que isso não é tão fácil, principalmente considerando que o assunto que você quer falar é abordado por muitas pessoas e das formas mais variadas, então inovar nesse aspecto é complicado, mas não impossível.

Eu acredito que quando você cria realmente o seu conteúdo, colocando o seu estilo e sua personalidade nele, você já está criando algo diferente. Se você tem a intenção de aparecer, mais fácil ainda, porque ninguém fará igual a você, mas se você não deseja aparecer, como eu faço aqui, você precisa caprichar na qualidade do conteúdo, para que ele se diferencie por si só, que é o que eu tento fazer aqui rs.

A frequência de divulgação de conteúdo nem sempre é determinante, mas a consistência sim. Se você publica algum conteúdo novo toda segunda, quarta e sexta-feira, então publique sempre nesses dias e não crie vazios onde normalmente haveria conteúdo.

Lembra que falei antes sobre avaliar os resultados e ver qual caminho seguir? Então, é a mesma coisa, vá avaliando como seu público responde melhor à frequência e ao tipo de conteúdo que você posta para ver qual o melhor dia, qual o melhor assunto, qual o melhor formato (vídeo, imagem, texto, alguma combinação, áudio etc.).

Agora, quando falamos de conteúdo visual impactante estamos falando da primeira impressão que o conteúdo vai causar nas pessoas que o virem. Se o conteúdo for feio, mal formatado, imagem que não está muito visível ou embaçada, texto que não dá para ler por causa do contraste das escolhas de cores ou do tamanho do texto… vish, a coisa fica complicada.

Imagine que é você vendo uma imagem que não te atrai em nada ou que você não consegue saber de cara do que se trata ou, ainda pior, que você não consegue nem identificar o que está na imagem… nesses casos, fica bem difícil de você fazer com que as pessoas tenham interesse de ver mais do seu conteúdo, muito menos de chegar ao ponto de talvez pensarem em comprar alguma coisa de você.

Não precisa pensar em formatos profissionais e custosos para criar seu conteúdo, até porque existem também ótimas ferramentas gratuitas e fáceis de serem utilizadas para você escolher na internet, então não pense que é preciso se profissionalizar para dar sua personalidade para o seu conteúdo.

O Canva é uma dessas ferramentas que é gratuita e muito mais fácil de ser utilizada do que o Photoshop, por exemplo, então dê uma olhada porque pode ser interessante aprender mais sobre ele. Inclusive, esse aqui é o melhor e mais completo curso de Canva disponível atualmente e te ajudará a criar conteúdos profissionais e visualmente muito atrativos.

Se você ficar na dúvida entre publicar algum conteúdo porque achou que não ficou tão bom ou que poderia melhorar, não se deixe estagnar: publique. Pode ser que o resultado seja uma surpresa e você veja que o que parecia estar ruim acabou dando bons resultados.

Outra coisa, o simples é melhor do que o exagerado, então não foque em superproduções de Hollywood, mas sim em fazer algo autêntico e sincero, porque o que é simples também chama a atenção e, mais que isso, gere valor para seu público, porque isso é o que realmente faz a diferença para quem pode vir a comprar de você.

Landing Pages

Aposto que você já se deparou com um anúncio muito legal, bem feito e atraente, com uma mensagem persuasiva de algo que te interessava e, no final, atendeu a uma chamada para ação (CTA) para clicar em um link disponibilizado em algum lugar que te direcionou para uma página muito bonita, com um título chamativo, um subtítulo impactante, a descrição do que você veria ao dar continuidade, comprovações da funcionalidade, um formulário de inscrição, benefícios com uma proposta de valor persuasiva e outra CTA para você se inscrever no formulário.

Corrija-me se eu estiver erradas, mas acredito que isso já tenha acontecido com você e você fez a inscrição porque te interessava mesmo ou talvez a página não fosse tão bonita, nem bem escrita ou mal estruturada e, identificando isso você pensou: Se a página já é ruim assim, imagine o conteúdo! Deixa eu fugir daqui já!

As landing pages, ou páginas de captura, são muito conhecidas no mundo do marketing digital, principalmente para pessoas e marcas que utilizam estruturas mais robustas e completas. A estrutura dessa página de captura é, basicamente, a que eu descrevi acima:

  • Título chamativo
  • Subtítulo persuasivo
  • Descrição do que foi oferecido antes de você clicar no link da isca digital
  • As comprovações de funcionalidade ou provas sociais – que eu particularmente não gosto e não uso
  • O formulário de inscrição para você receber o que foi oferecido na isca digital
  • Benefícios do que foi oferecido
  • CTA chamativa para você voltar a página e preencher o formulário

E agora você talvez se pergunte porque é tão comum ver esse tipo de página, não é mesmo? A resposta é que elas são muito utilizadas primeiro, porque funcionam, e segundo, porque não são tão complicadas de fazer.

Existem hoje algumas ferramentas gratuitas que fazem grande parte do trabalho e outras pagas que fazem o trabalho completo. Eu, atualmente, utilizo o HubSpot por considerar a opção mais completa e mais abrangente – contando também com versão gratuita mas que não oferece todas as funcionalidades.

Basicamente o uso da landing page funciona da seguinte forma: você vai oferecer alguma vantagem que atraia seu público para que ele se cadastre no formulário que se tornará a sua lista – essa lista que você irá, posteriormente, utilizar na sua estratégia de e-mail marketing que falamos acima.

O incentivo que você oferece é chamado de isca digital, que é exatamente o que o nome sugere. Ou seja, você oferece algo atrativo e interessante em troca do nome e e-mail da pessoa que se interessa naquele tema. Mas, claramente, não basta a isca ser interessante, porque a página de captura precisa ser bem feita.

Do contrário, acontecerá o que eu descrevi acima também: você verá uma página feia e sem graça, nada atraente, que fará com que você desista de dar seu e-mail em troca daquele conteúdo ou ferramenta que foi oferecido. Realmente, é pouco provável que nunca tenha acontecido com você de se interessar por algo e quando você chegou à landing page você desistiu exatamente por pensar que se a página já era ruim, o conteúdo não deveria ser diferente.

Portanto, foque em ter uma isca digital de qualidade e que realmente ajude seu público, sem pegadinha ou título chamativo que não entrega o que promete.

Ter um título chamativo e coerente com o que é a sua proposta é importante, porque é a primeira coisa que a pessoa vai ver quando abrir sua página. Na sequência, um subtítulo persuasivo costuma ser uma tagline ou uma breve descrição da transformação que seu produto ou serviço proporciona ou, nesse caso, do que a isca digital pode proporcionar ou contribuir.

O subtítulo é breve mesmo, de 4 a 8 palavras no máximo! Não se empolgue e queira fazer a descrição toda no subtítulo porque não é esse o propósito.

A parte em que você pode se empolgar um pouco mais, ainda que mantendo a objetividade, é na descrição da isca e, adicionalmente, falando também sobre o produto ou serviço final que você vende, ou seja, você apresenta o que prometeu antes mas pode adicionar uma breve descrição do que você vende, afinal, o objetivo ainda é que essa estratégia te proporcione as almejadas vendas no marketing digital.

Não exagere na descrição e, mais importante de tudo, não prometa nada que o conteúdo não vá de fato entregar. Pelo contrário, o ideal é sempre que a entrega supere todas as expectativas da promessa.

Na sequência entram as provas sociais e depoimentos de pessoas que utilizaram seus produtos ou serviços ou, melhor ainda, que utilizaram sua isca digital e comprovam a funcionalidade e as qualidades do que foi prometido. Particularmente, não utilizo isso porque se tornou algo tão banal e falso, com depoimentos forjados, que não faz sentido para mim incluir isso, ainda que funcione para gerar vendas, não é algo que eu goste.

De qualquer forma, faz parte da composição da estratégia, então eu não deixaria de te apresentar. A ressalva aqui é praticamente óbvia: não use nada que não seja real e de fato represente o que a promessa pode entregar.

A seguir incluímos o tão esperado formulário. O ideal é manter o formulário breve e direto, sem muitos enfeites ou informação excessiva. Dê preferência aos formulários que permitem edição, principalmente sobre o formato para que você possa utilizá-lo em páginas estáticas tanto na exibição para computadores quanto na exibição mobile.

O mínimo que o formulário deve ter é o nome e o e-mail da pessoa, porque quando você for utilizar esse contato na sua estratégia de e-mail marketing você poderá enviar uma mensagem “personalizada” para essa pessoa, tratando-a pelo nome que foi cadastrado.

Supondo que a pessoa não preencheu ainda o formulário, você fará uma apresentação dos benefícios que sua oferta pode proporcionar para a pessoa, reforçando todas as qualidades e possibilidades de transformação que aquele conteúdo pode gerar, a fim de reforçar as vantagens de se inscrever e obter a isca que foi prometida.

Não exagere e não invente, lembre-se do que falei antes: o ideal é que a entrega supere todas as expectativas da promessa.

E, por fim, reforce o convite para a pessoa se inscrever no formulário para receber a isca digital, ou reforce os benefícios e as possibilidades de transformação que a pessoa está prestes a receber em troca apenas do nome e e-mail dela, sem custo financeiro algum.

Use a criatividade para essa CTA final, porque se a pessoa chegou até aí e ainda não preencheu o formulário, talvez essa seja sua última chance de manter essa pessoa na sua audiência e, se você não aproveitar, pode ser que seja uma pessoa a menos, entrando esse clique apenas para a estatística-ego de cliques alcançados – estatística essa que literalmente só serve para inflar egos e não traz nenhum tipo de receita proveniente de vendas no marketing digital.

Quanto mais pessoas reais e interessadas você conseguir alcançar por meio dessa isca e por meio desse formulário, com sua bela e bem estruturada landing page, maiores são as possibilidades de que você consiga obter boas vendas a partir dessa lista.

Da mesma forma que em todas as demais etapas, não se esqueça de analisar os resultados e fazer as correções que forem necessárias, principalmente porque essa é uma página extremamente importante da estrutura de vendas no marketing digital. É uma página que pode impulsionar suas vendas e proporcionar a possibilidade de que você venha a ter vendas recorrentes.

Se você chegou até aqui…

… percebeu que não é preciso uma estratégia complexa e complicada para gerar suas vendas no marketing digital. Muito pelo contrário, você deve ter percebido que a estrutura de atração de pessoas e conversão de vendas é muito mais relacionada à qualidade e à estrutura do que à complexidade.

Comece a implementar as estratégias uma por vez, testando seus resultados e identificando qual caminho traz os melhores resultados para suas vendas no marketing digital. Lembre-se que analisar as métricas é muito importante, principalmente para fazer correções durante o caminho, porém:

  1. Fazer é melhor do que ficar planejando o que vai fazer;
  2. A qualidade aumenta conforme você pratica o que está aprendendo;
  3. Cursos específicos podem ser atalhos para você não perder muito tempo aprendendo cada uma das partes isoladamente – inclusive minha recomendação é para esse que é o melhor e mais completo curso para iniciar no marketing digital do zero; e
  4. A métrica mais importante é de vendas, estatísticas de seguidores, likes e cliques são estatísticas-ego.

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